Aprenda a fazer Pixel-art!
Não te restará nenhuma dúvida!

Como vejo muitas pessoas com dúvidas de como fazer um pixel-art, vou postar este tutorial para ver se esclarecê as dúvidas de alguns, e até outros que já sabem mas não é um "profissional".

1° Material necessário:
No tutorial, para você concluir com sucesso, terá de ter dois programas, o simples Paint, e outro que é muito utilizado PhotoShop. Para fazer o pixel-art com o PhotoShop, terá de utilizar o 'lápis':

Aprenda a fazer Pixel-art!  »  2sab228

Clique no botão do lado direito do mouse/rato em cima dele para mudar para o lápis, no Paint vai ser exatamente a mesma coisa, use o lápis.

2° Linha:
Os pixels são essencialmente pequenos quadrados de cor, eu vou-lhes ensinar a utilizar esses quadrados para fazer qualquer tipo de linhas(sim linhas, temos de começar por algum lado!)

Eu sei que estão a pensar que é demasiado fácil para se preocuparem com isto, mas ás vezes até linhas rectas podem causar problemas, uma coisa muito importante é evitar irregularidades, como por exemplo:

Aprenda a fazer Pixel-art!  »  15rmelg

O mesmo se passa em linhas curvas:

Aprenda a fazer Pixel-art!  »  2bcg9u

Dica: quando fizer linhas curvas, tente ir decrescendo no número de pixels á medida que vai curvando, eu vou utilizar isto no meu pixel art, mas vão haver sempre falhas.

3° Projeto:
Bom, neste tutorial não vou fazer um personagem em forma de habbo com aquela base feita por mim, vou antes tentar reproduzir uma imagem em pixel art do nada, para isso vou procurar uma imagem qualquer na net:

Aprenda a fazer Pixel-art!  »  2wdsuo6
>atributos e mude os dois valores para 300

Comece a fazer uma base "bruta" ou seja, não se importe muito com a grossura das linhas, etc, para isso trabalhe com zoom em 4x ou 6x, e atenção, eu não disse para fazer completamente á toa, tente copiar todas as linhas mais fortes do desenho que vai "transformar" em pixel art, esta vai ser provavelmente a parte mais importante, não exite em corrigir alguma coisa se parecer muito larga ou grande etc.

Aprenda a fazer Pixel-art!  »  Npid7a

Este foi o resultado da minha base bruta, as vossas provavelmente ficaram melhores... mas não se esqueçam que eu não sou um pro nem do pixel art nem do desenho, agora vamos "limpar" o contorno para que as linhas não tenham mais do que um pixel de espessura, ou seja, apagar pixel por pixel, e não se esqueça, não é tarde nem cedo para mudar drásticamente uma parte do desenho, para esta parte aconselho o zoom de 8x:

Aprenda a fazer Pixel-art!  »  2vlo2ut

5° As cores:
O modelo das cores utilisado no photoshop:

Aprenda a fazer Pixel-art!  »  311nrxg

O modelo das cores utilisado no paint:

Aprenda a fazer Pixel-art!  »  2z9fm77

Saturação: Define a intensidade de uma cor, 100% de saturação dá uma cor muito clara, e á medida que se vai baixando, a côr fica mais cinzenta.

Claridade: Ou luminosidade, define a luminosidade de uma cor, 0% de claridade dá uma cor preta.

Agora quem vai escolher as cores vai ser você, tente procurar as cores o menos pálidas possível, escolha 2 a 4 cores principais, se não o desenho fica colorido demais e perde a graça.

Para encher com o PhotosShop use a varinha mágica (atalho W), seleccione uma zona e clique em alt + backspace e tire o visto de anti-alias, ou seleccione o balde que está escondido (clique direito para mudar de ferramenta) atrás da "gradient tool" (um rectangulo com uma cor a ir do branco ao cinzento), no paint use o balde de tinta.

Aprenda a fazer Pixel-art!  »  2hgsfuc

6° As sombras - o mais importante -:
Antes de mais nada, vai ter de escolher de onde a luz vem, se a luz vier de cima e esquerda as sombras vão estar em baixo do lado direito (lógico), agora para cada uma das cores do seu desenho escolha a mesma cor mas com menos luminosidade para fazer de sombra.

Aprenda a fazer Pixel-art!  »  33c4vw7

Repare que eu na capa só reproduzi as pernas em forma de sombra... é que eu não estou muito familiarizado com as sombras.

Sombra leve:
Uma segunda sombra, mais clara que a primeira, usado em areas que estão iluminadas indirectamente, ou se preferir, antes da sombra mais escura:

Aprenda a fazer Pixel-art!  »  29qdzr9

Dica: Se não quizer ter trabalho em procurar cores escuras e claras por si mesmo, vá buscar uma imagem colorida do seu personagem e com o conta gotas seleccione as cores que quizer.

Luz:
E claro há sempre uma parte onde a luz ilumina abundamente, e essa parte vai ficar pintada com uma cor mais clara do que a cor de base:

Aprenda a fazer Pixel-art!  »  2lau2pe

Dica: Para as partes mais redondas tente fazer "bolas" com a cor mais clara.

7º (opcional) Sombras "pixeladas":

Aprenda a fazer Pixel-art!  »  2cmm72p

Eu não vou fazer em todo o meu pixel art pois seria muito demorado, visto que ele é muito grande.

8° Os detalhes:
Está na Hora de fazer os pequenos detalhes, como caras, pequenos desenhos, colares, pulseiras e etc:

Aprenda a fazer Pixel-art!  »  Ivd944

9° O seu logotipo:

Aprenda a fazer Pixel-art!  »  2lbg9xf


Espero ter ajudado há todos com dúvida neste assunto, o tutorial foi feito pelo Habbo ,MasterRyder e editado por min. Se persistir alguma dúvida comente, que posso ajudar, ou algum outro Pixeleiro também.
É grande, mas muito util, aos que querem aprender, leia e comente. Por favor não comentar comentários "muito grande não li", "muito grande não vou ler", comentários deste gênero vou denunciar a moderação.